FONTE: SITE CODERN
Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. Um projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers, reconhecido internacionalmente e que ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia.
O Porto – Ilha é uma obra pioneira em toda a América Latina. Sua estrutura é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.
LOGÍSTICA DA OPERAÇÃO DO PORTO-ILHA
O Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto-Ilha, é responsável pelo embarque do sal produzido nas salinas de Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca destinado ao abastecimento do mercado nacional, especificamente à industria química.
A transferência do sal das salinas (Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca) para o Porto-Ilha é realizada através de barcaças, operacionalizada pela CODERN e empresas privadas. A média diária de transferência é de 7.000 toneladas por barcaça, obedecendo às condições de marés.
A retirada do sal das barcaças ocorre através de equipamentos mecanizados, possuindo o Porto-Ilha 03 Descarregadores de barcaças, sendo 02 com capacidade 350t/h e 01 de 450t/h, podendo ser operados simultaneamente.
O sal fica estocado no pátio que tem capacidade de até 100 mil toneladas, em sistema de pilha única. No pátio de estocagem operam 02 moegas sobre trilhos, 02 pás carregadeiras e 02 tratores, todos destinados à recuperação da pilha e ao embarque do sal na esteira.
O sal pode ser armazenado na ilha ou lançado diretamente na esteira transportadora para carregamento no navio.
O sal colocado na esteira faz o percurso de 432 metros até o carregador, sendo pesado ao longo da viagem e é lançado nos porões do navio a uma velocidade de até 1.600 toneladas por hora.
Por questões de segurança, as manobras de atracação e desatracação de navios são realizadas apenas à luz do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário