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quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PORTO LUIZ FAUSTO DE MEDEIROS (ILHA)

O Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, também chamado de Porto Ilha
No dia 1º de março de 1974 uma ilha artificial, construída de areia e aço, em alto mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, passou a ser o porto de escoamento de todo o sal produzido no Rio Grande do Norte, realizando sua primeira operação no dia 04 de setembro de 1974. É o Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, também chamado de Porto Ilha. Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. Um projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers, reconhecido internacionalmente que ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.
FONTE: SITE CODERN

Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. Um projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers, reconhecido internacionalmente e que ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia.

O Porto – Ilha é uma obra pioneira em toda a América Latina. Sua estrutura é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado.

LOGÍSTICA DA OPERAÇÃO DO PORTO-ILHA

O Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto-Ilha, é responsável pelo embarque do sal produzido nas salinas de Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca destinado ao abastecimento do mercado nacional, especificamente à industria química.
A transferência do sal das salinas (Macau, Galinhos, Grossos, Mossoró e Areia Branca) para o Porto-Ilha é realizada através de barcaças, operacionalizada pela CODERN e empresas privadas. A média diária de transferência é de 7.000 toneladas por barcaça, obedecendo às condições de marés.

A retirada do sal das barcaças ocorre através de equipamentos mecanizados, possuindo o Porto-Ilha 03 Descarregadores de barcaças, sendo 02 com capacidade 350t/h e 01 de 450t/h, podendo ser operados simultaneamente.

O sal fica estocado no pátio que tem capacidade de até 100 mil toneladas, em sistema de pilha única. No pátio de estocagem operam 02 moegas sobre trilhos, 02 pás carregadeiras e 02 tratores, todos destinados à recuperação da pilha e ao embarque do sal na esteira.
O sal pode ser armazenado na ilha ou lançado diretamente na esteira transportadora para carregamento no navio.

O sal colocado na esteira faz o percurso de 432 metros até o carregador, sendo pesado ao longo da viagem e é lançado nos porões do navio a uma velocidade de até 1.600 toneladas por hora.

Por questões de segurança, as manobras de atracação e desatracação de navios são realizadas apenas à luz do dia.

FONTE - SITE CODERN

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